domingo, 27 de fevereiro de 2011

Conheça como começou o Circuito Literário Conversa com Verso

HISTÓRICO DO CIRCUITO LITERÁRIO CONVERSA COM VERSO

O Circuito Literário Conversa com Verso é originário de um projeto idealizado pelas professoras Marly Monte e Maria Mazza, denominado “Nosso Café Literário”, que visava a promover a confraternização de poetas de toda a Zona Oeste do Rio de Janeiro.  Alguns desses poetas já vinham se destacando em outros eventos ao longo das décadas de 70, 80 e 90, o que muito contribuiu para o impulso dessa nova jornada. Assim nasceu o Circuito Literário Conversa com Verso, nome posteriormente adotado pelo grupo.
A nossa primeira reunião ocorreu em 26 de junho de 1999. A partir daí, passamos a nos encontrar uma vez por mês (sempre no último sábado), em caráter itinerante. 
O grupo é formado atualmente por cerca de 90 poetas de toda a Zona Oeste, mas contamos com a participação de escritores de outras regiões do Estado, assim como de artistas plásticos, professores, estudantes, atores, músicos, animadores culturais (integrantes de outros movimentos artísticos), e, por fim, e não menos importante, com os simpatizantes da Poesia e moradores dos bairros nos quais nos apresentamos.
Outros projetos culturais se desenvolveram a partir do nosso Circuito Literário e têm conseguido êxito, assim como os diversos autores do nosso grupo têm alcançado destaque com suas obras.
Em nossos encontros, promovemos sempre o estudo de um grande nome de nossa Literatura, homenageamos poetas do nosso meio e apresentamos os nossos trabalhos acabando sempre por estimular novos poetas a vencerem a inibição e apresentarem suas criações.
É a Poesia marcando forte presença na vida pessoal de cada integrante desse projeto, e, conseqüentemente, na Cultura de nosso Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário